Eu já contei aqui que adoro o programa Cozinha Prática, apresentado pela Rita Lobo no GNT. Há algumas semanas atrás, assisti a um episódio em que a Rita fez uma versão salgada de clafoutis, uma receita francesa normalmente feita doce com cerejas. O prato, uma espécie de torta salgada sem massa, parecia tão prático e leve que tive de reproduzir em casa. Quer saber? Ficou tão bom quanto eu imaginava.
Não quis inventar e fiz a torta salgada igualzinha à do programa: com recheio de queijo minas, tomates cereja e abobrinhas. Achei o recheio leve e, na medida do possível, até light. Gostei tanto dessa receita que já quero testar outras combinações!
Clafoutis (torta salgada) de abobrinha, queijo minas e tomate
Rendimento: 6 porções
2 abobrinhas pequenas
250g de tomates cereja
200g de queijo minas
4 ovos
1 xícara de leite
3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de azeite
Sal, ervas finas, noz moscada e pimenta do reino a gosto
Pre-aqueça o forno baixo para médio (180 graus). Pique as abobrinhas já lavadas em meia-lua. Lave e seque os tomates. Com uma faca, faça um X na parte de baixo dos tomates e esprema com os dedos, delicadamente, para tirar as sementes e o líquido. Pique o queijo em cubos.

Tomatinhos
Refogue as abobrinhas em uma frigideira com o azeite. Acrescente sal e pimenta a gosto.Coloque metade no refratário. Acrescente uma parte dos tomatinhos em pé, com o X virado para baixo, e o queijo. Cubra com o resto da abobrinha refogada.
Em uma tigela, bata quatro ovos. Acrescente a farinha aos poucos, batendo bem até ficar homogêneo. Acrescente o leite, misture tudo até ficar um creme ralo e liso. Tempere com sal, ervas finas, noz moscada ralada na hora e pimenta do reino. Jogue por cima da abobrinha, tomate e queijo no refratário.

Leve ao forno já pré-aquecido por cerca de 40 minutos, até estar firme e dourado.
Servi com saladinha. Uma delícia!

Comentar via Facebook
Comentários