Eu adoro frango empanado. Um dos meus preferidos era o clássico frango crocante do restaurante Gula Gula, uma rede bem conhecida aqui no Rio de Janeiro. Esse frango, empanado com farinha panko e queijo parmesão e servido com arroz de brócolis e creme de milho, é famoso e oferta constante no cardápio de almoço executivo do restaurante.
Mas, nos últimos tempos, passei a achar o frango crocante tão… ruim. Eu trabalho num bairro que não tem muitas opções de restaurantes, mas tem um Gula Gula, e sempre vou almoçar por lá (ai, meu bolso!). Nas últimas vezes, o frango estava sem tempero, sem gosto, sem graça. Passei a pedir outros pratos – convenhamos, comer fritura sem gosto não cabe nem na minha vida nem na de ninguém!
Aí, um dia desses, eu estava passando pelo Instagram quando vi ESTA imagem que encheu a minha boca de água:
https://www.instagram.com/p/Bg6cc9OF_Zt/?taken-by=antoni
E pensei – quer saber? Vou fazer O MEU frango crocante e aposto que vai ficar melhor que o do Gula Gula.
E ficou!
Desculpem a falta de modéstia!
Por isso, eu não tinha como não dividir essa receita com vocês. Claro que fritura não é algo que comemos todo dia… Mas, de vez em quando, não entope artérias de ninguém – ainda mais se acompanhada de uma bela saladinha de rúcula e tomate, como eu fiz. Ainda não testei, mas uma opção é fazer o frango no forno. Se testar, atualizo este post.
Vamos para a receita? Rende duas a três porções fartas

Frango crocante
Frango crocante tipo o do Gula Gula
Ingredientes:
- 400g de escalopinhos de frango
- Suco de um limão
- Sal, pimenta do reino, alho em pó e páprica a gosto
- Farinha panko
- Queijo parmesão ralado
- 1 ovo batido
- Farinha de trigo
- Oleo para fritar
Modo de fazer:
- Bata o frango com um martelinho, para deixa-lo na mesma espessura. Tempere o frango e deixe marinando na geladeira por meia hora: coloque sal, páprica, alho em pó e pimenta do reino. Por último o limão. Quando for empanar, tire do refrigerador por 15 minutos porque se ele estiver gelado pode não cozinhar tão bem.
- Prepare três pratinhos: um com farinha de trigo, um com ovo batido, temperado com sal e pimenta do reino, e um com uma mistura de panko e parmesão (para cada parte de parmesão, coloque duas partes de farinha panko).
- Passe o frango primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por ultimo na mistura de panko e queijo.
- Frite em óleo bem quente por cerca de dois minutos de cada lado, até ficar dobradinha. Se o seu frango não for muito grosso, isso é o suficiente para fazer uma casquinha crocante e cozinhar o frango por dentro. Sirva imediatamente e delicie-se!
Maravilhoso, não é? A farinha panko, que é uma espécie de farinha de rosca japonesa, mais grossa que a nossa. Parecem flocos ou migalhinhas de pão e, quando torrada, ela fica muito crocante!
Se sobrar farinha panko, você pode fazer essa deliciosa farofa, é a melhor de todas!
Gostou? Conta pra mim aqui embaixo ou na minha fanpage no facebook.
Comentar via Facebook
Comentários