Ainda dá tempo!
Ceia de Natal tem de ter peru, não dá nem pra discutir! Mas tem todo aquele mito em torno do peru: é fácil ficar seco, sem gosto, demora muito para fazer… Dá todo aquele pânico.
Todo ano eu ganho um kit Sadia da empresa em que trabalho. E sempre vem um peru que fica atravancando meu freezer… Copiando um amigo que também trabalha na firma, resolvi fazer um almoço entre os amigos para celebrar o fim de ano e, claro, desovar a ave 🙂
Decidida a fazer um peru caprichado, me dediquei a pesquisar uma receita que fosse fácil e gostosa. Aproveitei que o amigo já tinha testado uma receita do Gordon Ramsay e mandei ver!
Usei um peru de aproximadamente quatro quilos que deixei descongelando na geladeira por 48 horas.
Peru assado com manteiga de ervas e limão siciliano
Tempo de preparo: 3h
– 1 peru de 4kg
– Sal e pimenta do reino a gosto
– 1 cebola pequena descascada
– 1 limão sociliano cortado ao meio
– 4 folhas de louro
– 6 a 8 tiras de bacon
Para a manteiga de ervas:
– 1 tablete de manteiga (200g) em temperatura ambiente
– Azeite
– Sal e pimenta do reino a gosto
– Raspas da casca e suco de 1 limões siciliano
– 4 dentes de alho amassado
– Ervas secas a gosto
– Folhinhas de salsa picada
A primeira coisa a fazer é a manteiga de ervas. Se você estiver temperando o peru já na hora de ir ao forno, pré-aqueça o forno a 220ºC enquanto isso. Se quiser, pode fazer na véspera.
Use a manteiga amolecida, mas não derretida. Em um pote, junte um pouco de sal e pimenta do reino, um fio generoso de azeite (isso impede que a manteiga queime no forno), o alho amassado, as raspas e o suco do limão, as folhas de salsa e as ervas. Misture bem.
Tempere a cavidade da ave, já sem os míudos, com sal e pimenta. Em seguida insira a cebola descascada e partida ao meio, o limão também cortado ao meio e as folhas de louro.
Aí com as mãos, delicadamente, você afrouxa a pele do peru e, com cuidado pra não rasgar a pele, besunta pouco mais de metade da manteiga entre a carne e a pele. Não esqueça das coxas!
Explicar isso com palavras é muito difícil então aconselho que você veja o vídeo em que o Gordon Ramsay faz o processo. Ele está em inglês, mas dá pra entender.
[youtube=http://youtu.be/e5PFXhdfVT8?t=1m47s]
Reserve um pouco da manteiga para besuntar por fora e regue com um fio de azeite – mais uma vez, ele impede que a manteiga queime.
Uma vez que você tenha feito isso, pode cobrir a carne com papel alumínio e levar para a geladeira até a hora de assar, ou pode colocar direto no forno pré-aquecido.
A hora de assar.
Coloque a ave (já em temperatura ambiente) em uma assadeira grande, o lado do peito para cima. Deixe no forno por uns 20 minutos para derreter a manteiga. Aí você tira do forno e cobre com as fatias de bacon. Isso impede que a umidade vá embora e deixa a carne mais molhada.
O peru vai assar em forno médio por umas 2h30 mais ou menos – cálculo de 30 minutos por kg. De 20 em 20 minutos, eu abria o forno e ia regando com o líquido que se formou na assadeira.
Para testar se o peru está cozido, coloque um palito na parte mais grossa da coxa e verifique que o caldo está escorrendo claro, ao invés de rosa.
Se ele tiver aquele termômetro, não precisa fazer isso.
- Daí você tem duas opções:
Servir o peru logo. Normalmente aqui no Brasil a gente faz assim…
Ou deixá-lo descansar por um tempo. Segundo o Gordon Ramsay, isso faz com que a carne reabsorva umidade, deixando-a ainda mais suculenta – o “certo” seria deixá-lo descansar pelo mesmo tempo que ele levou para assar. Fora do Brasil, muitas vezes o peru é servido frio mas com um molho quente.
O que eu fiz? Deixei descansar por aproximadamente uma hora, enquanto os convidados chegavam, comiam as entradas e eu ia fazendo o molho sugerido pelo Gordon.
Molho
Para o molho, você vai usar a própria forma em que o peru assou. Eu tirei todo o líquido e deixei só uma “sujeirinha”. Levei à boca do fogão. Daí tirei o bacon de cima do peru, a cebola e o limão de dentro dele, piquei e levei à forma já quente. Em seguida, deglacei a forma com uma xícara de vinho branco seco (o chef usa cidra, mas eu não tinha). Processei uma mão cheia de nozes, coloquei numa vasilha e em seguida coei esse molho em cima das nozes. Servi quente.
Como acompanhamentos, tudo bem simples para agradar o máximo de convidados: batatas gratinadas, arroz branco e farofa de panko. Essa farofa é demais e a receita vem amanhã!

Mesa posta
Comentar via Facebook
Comentários