Bolo de cenoura é quase uma unanimidade. São poucas as pessoas que não gostam! Eu amo e se a cobertura for bem feita, então… É para morrer de amor.
Recentemente, descobri que muita gente não gosta de fazer bolo de cenoura porque diz que não dá certo, que o bolo fica solado ou parecendo pudim. Fiquei surpresa porque isso nunca aconteceu comigo.
Então, divido com vocês essa receitinha que, de todas as muitas vezes que fiz, nunca deu errado – muito pelo contrário, este bolo fica sempre fofinho e gostoso. Isso sem contar que é bem fácil e com poucos ingredientes.
A cobertura clássica é com chocolate ao leite ou brigadeiro. Mas com ganache fica ainda melhor, vai por mim. Aproveita a oportunidade para adoçar esta sexta-feira 13. Você não vai se arrepender, eu te garanto!

Cobertura de chocolate preto ou branco? Você decide!
O melhor bolo de cenoura do mundo
Ingredientes
2 cenouras picadas (escolha duas maiores)
3 ovos
250 ml de óleo de soja
2 xícaras de farinha de trigo
2 xicaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
Um pouco de óleo e farinha para untar a forma
100g de chocolate ao leite
100g de chocolate meio amargo
½ xícara de de creme de leite
- Pré-aqueça o forno na temperatura média (200 graus) enquanto prepara a massa.
- Unte uma forma grande com o óleo e enfarinhe. Reserve.
- No liquidificador, bata o óleo, as cenouras e os ovos até que as cenouras fiquem bem miudinhas.
- Em uma vasilha grande, peneire os ingredientes secos. Depois, vá acrescentando os líquidos após poucos, mexendo com uma colher de pau.
- Despeje a mistura na forma untada e leve ao forno por cerca de 40 minutos no forno pré-aquecido. Para saber quando o bolo está bom, faça o teste do palitinho – se ele sair sequinho, é porque está assado.
- Enquanto o bolo de cenoura assa, prepare a cobertura de ganache. Primeiro, esquente o creme de leite. Quando estiver quente, mas ainda não fervendo, retire do fogo e acrescente os chocolates meio amargo e ao leite picados. Deixe dissolver bem – se necessário, pode levar ao fogo baixo novamente. Deixe esfriar antes de cobrir o bolo também frio. Aí é só se deliciar!

Da última vez, tinha pouco chocolate ao leite em casa e acabei fazendo metade com cobertura de chocolate branco. Ficou diferente e bem gostoso. É uma opção para variar da cobertura de sempre (daí é só trocar o chocolate da receita por 200g de chocolate branco ou fazer como eu, metade de cada).
Gostou? Aproveite e clique aqui para conferir mais receitas do Chez Biessa.
Comentar via Facebook
Comentários