Eu tenho mania de amar uma coisa em restaurantes e tentar fazer a minha versão caseira. Primeiro por que a grana anda curta e não dá para ficar indo em restaurantes o tempo todo; e também pois nem sempre o restaurante está disponível na minha cidade. Foi o caso desta salada com atum que comi na The Cheesecake Factory nos Estados Unidos.
Para quem não conhece o restaurante, ele é tem um cardápio gigantesco, com mais de 200 (!!) opções de pratos, que vão desde massas até frutos do mar. O carro-chefe da casa, como diz o nome, são as inúmeras opções de cheesecakes bem servidos e deliciosos, bem ao estilo norte-americano. Sendo assim, é fácil variar e escolher sempre um prato diferente. Pois bem, eu não consigo! Desde a primeira vez lá, só consigo pedir essa salada, que é descrita no cardápio como “atum fresco levemente selado e servido cru com abacate, tomate e salada verde, temperado com vinagrete de wasabi”. Para melhorar, o prato está na linha “skinnylicious menu”, que conta com opções de prato principal mais leves, com até 500 calorias.
Daí veio minha cisma de tentar reproduzir esta receita em casa. Claro que eu tive de fazer algumas adaptações. Primeiro que achar atum aqui no Brasil não é fácil… Quando achamos, além de caro, costuma nem estar muito bonito. Outra coisa é que o tempero usado no atum é desconhecido por aqui – tive de improvisar e usar as ervas que tinha em casa. Não vou mentir: não ficou idêntico. Mas ficou muito bom e matou o meu desejo! Se a versão da The Cheecake Factory é nota 10, eu daria um oito com louvor para a minha tentativa. Você não vai se arrepender se tentar.
Salada de atum na crosta de ervas com vinagrete de wasabi
Rendimento: 2 porções
400g de atum em filés
1 abacate
2 tomates
Mix de folhas verdes
Temperos a gosto: eu usei salsinha desidratada, pimenta do reino moída na hora, sal, alho, cebola,
1/2 xícara de farinha de rosca
1 colher de sopa de azeite
Misture a farinha de rosca com a mesma quantidade de ervas secas e temperos. Disponha em um prato. Passe os filés de atum pelo tempero.

O atum depois de passado na mistura com as ervas
Leve o peixe ao fogo alto em uma frigideira antiaderente – cada lado entre 30 segundos e dois minutos, dependendo do tamanho dos filés. No meu caso eu deixei pouco menos de um minuto, mas como os filés eram relativamente finos, o atum não ficou muito cru. Eu gosto mais quando o centro fica mais rosado e frio, mas cozinhou quase por completo. Isso depende do seu gosto! Se você não curte peixe cru, deixe por mais tempo.
Enquanto isso, pique grosseiramente as folhas com as mãos. Fatie os tomates e o abacate. Passe limão no abacate para não escurecer. Sirva o tomate e o abacate sobre as folhas com o peixe ao lado. Sirva com o vinagrete de wasabi.
Para o molho:
1/3 de xícara de chá de vinagre de arroz ou vinho branco
1/4 de xícara de shoyu
1 colher de café de pasta wasabi
Salsinha a gosto
Misture tudo, batendo com um garfo até a pasta de wasabi se dissolver e ficar homogêneo. Sirva a parte.
Ficou assim a minha salada com atum na crosta de ervas versus a inspiração gringa.

Até que ficou bonito!
Comentar via Facebook
Comentários